Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Ao construir ou reformar sua cozinha, a escolha do material da bancada é um muito importante. Deve-se levar em consideração as características,  vantagens e desvantagens, de cada material.  A bancada será a primeira coisa que as pessoas notarão nesse ambiente, e isso pode definir o tom para toda a sua decoração.

Com tantos tipos de pedras disponíveis, selecionamos alguns fatores que poderão te ajudar a decidir:

Material

Naturalmente, quando você está escolhendo uma bancada de cozinha, o material do qual será feita é a primeira e mais importante consideração. Para encontrar o material ideal, determine como ele será usado e quanto você dispõe no seu orçamento.

Bancadas de granito são a mais clássica e duradoura escolha. As vantagens são muitas – é rígido, resistente ao calor e a manchas, de menor manutenção do que outros materiais de pedra natural, e oferece uma variedade de cores e padrões que é difícil igualar com materiais sintéticos. Porém, existem desvantagens. Se você danificar uma bancada de granito, é difícil repará-la. E mesmo exigindo menor manutenção, precisa receber uma aplicação de impermeabilizante. Nos temos duas sugestões de produtos: o Bloccare, um impermeabilizante específico para bancadas que dura apenas um ano e o Idea Gold, um produto mais completo, com durabilidade elevada (5 anos).

O mármore é outra escolha clássica. É mais macio que o granito. É inigualável em sua capacidade de manter a temperatura fria, mesmo quando você está trabalhando sobre ela. Tal como o granito, o mármore é muito resistente ao calor e também precisa ser impermeabilizado. Os impermeabilizantes Bloccare e Idea Gold também podem ser aplicados em mármores.

Existem também outras opções de pedras naturais, tais como ardósia, calcário e pedra-sabão. Em geral, a maioria das pedras naturais tende a ser resistentes ao calor, embora não com a mesma intensidade que o granito.

Pedra sintética é uma opção relativamente nova em materiais para bancadas de cozinha. A marca Silestone apresenta um material composto de quartzo e pequenos fragmentos de pedra natural, agregados com um plástico polímero. Este material é depois moldado em placas. Além da aparência ser mais uniforme do que a pedra natural, ela ainda dá a bancada uma aparência mais luxuosa. Além disso a Silestone é a única bancada com proteção antibacteriana. Uma desvantagem para pedras sintéticas é que podem ser danificados pelo calor, portanto você não pode colocar panelas quentes diretamente sobre elas. Para ativar a cor e proteger esse tipo de material contra manchas, aplique o impermeabilizante Color Quartzo.

Também na linha de materiais sintético, encontra-se o Marmoglass, um material composto de vidro e mármore. Com ele sua bancada contará com uma superfície praticamente imune a riscos e com um brilho insuperável. Sendo quase totalmente impermeável, o Marmoglass necessita de pouca manutenção, sendo muito fácil de limpar.

Todos esses materiais necessitam de um tratamento especial para permanecerem  bonitos. Por isso, existe produtos específicos para limpar a pedra sem danificá-la. Dentre eles, temos o Limpeza Diária LP e Limpeza Pesada LP, dois excelentes detergentes nacionais, fabricados pela Pisoclean. Você pode também utilizar o Detergente LEM3 para limpeza diária e o detergente Ultra Stripper para remoção de sujeiras acumuladas. Os dois produtos pertencem a marca italiana Bellinzoni, são tradicionais e reconhecidos mundialmente.

Para manter sua bancada sempre brilhante, indicamos a Pasta de Polimento da Bellinzoni. Trata-se de um ótimo produto que revitaliza o brilho de mármores e granitos que estão foscos e opacos. Forma uma camada protetora sem deixar vestígios, proporcionando um brilho perfeito mesmo em materiais difíceis de tratar. Indicada principalmente para superfícies pequenas, tais como: bancadas, mesas e pias.

Cor

Assim que tiver decidido sobre o material, você terá que escolher uma cor. Se você acha que o valor de revenda possa ser considerado em algum momento no futuro, você vai querer uma cor discreta. No entanto, se o seu único objetivo é o de que sua cozinha reflita sua personalidade, escolha qualquer cor que você gosta! Se você escolher uma bancada de cozinha em uma cor incomum, ou criar um mosaico de revestimentos cerâmicos suntuoso, faça dele o ponto focal de sua cozinha, e mantenha neutras as outras mobílias. Também, considere se sua cozinha é visível para outras áreas da casa. Apesar de uma cozinha com bancada vermelha brilhante apresentar um design arrojado, esta pode não ser a primeira coisa que você queira que as visitas vejam quando entrarem na sua casa.

Outras questões

Outros fatores a considerar quando se escolhe uma bancada é o quanto ela vai combinar com seus armários e o piso, e quanto a escolha se compara ao estilo e arquitetura de sua casa. Por exemplo, mesmo se você prefira uma bancada de material sintético colorido, ela pode não combinar bem com sua cozinha tradicional de estilo fazenda.

REFERÊNCIA:  http://emporiodomarmore.com.br
Anúncios