Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Piso-Long_tauari

O piso é um dos itens fundamentais na hora de construir ou reformar a casa. Ao avaliar as opções, é preciso encontrar beleza e funcionalidade no revestimento. É por isso que um dos revestimentos mais requisitados é o piso de madeira. O material é um dos preferidos por ter alta durabilidade e combinar com qualquer decoração, além de trazer charme e transmitir conforto ao ambiente.

Mas entre tantas opções de pisos de madeira, pode ser difícil saber qual opção sai mais em conta e oferece as características ideais para a sua casa. Conheça agora os tipos de pisos de madeira e confira algumas orientações que ajudam a fazer a melhor escolha.


Assoalho

Assoalhos e tacos são alguns dos nomes de diferentes pisos de madeira, e a diferença entre eles tem a ver com a espessura e largura das ripas (tábuas) de madeira que compõem o piso e também por sua forma de aplicação.

assoalho é composto por réguas de madeira maciça, que podem ter tamanhos e espessuras variáveis. Ao escolher o assoalho de madeira, é preciso se preocupar com a umidade do ambiente, que pode fazer com que as réguas se dilatem ao longo do tempo. Por isso, na instalação é necessário deixar pequenos espaços entre as placas.

Esse tipo de revestimento pode ser colocado sobre pisos de concreto, cerâmica, granito ou madeira. O assoalho é colado e parafusado no contrapiso com as réguas formando desenhos longitudinais ou diagonais.

assoalho-madeira-02

 

Tacos

Bem tradicional, esse tipo de revestimento de madeira é encontrado em formato de pequenas placas, com medidas que variam entre 3 a 10 cm de largura e de 10 cm a 1m de comprimento.

A instalação dos tacos é feita com cola asfáltica. Para isso, é importante que a superfície esteja nivelada e bem seca, livre de umidade para evitar que as peças de madeira comecem se soltar com o tempo, um problema muito comum nesse tipo de piso. Depois da aplicação, é feita uma raspagem e o revestimento recebe uma camada de sinteco ou resina a base d’água.

Algumas vantagens dos tacos e assoalhos são: alta resistência ao tempo, possibilidade de raspagens que deixam o piso quase novo após anos de uso, conforto térmico, agradável sensação ao usuário, entre outras. As desvantagens que podem ser mencionadas são o custo alto desse tipo de material e o tempo de aplicação.

tacos

 

Carpete de madeira

Este piso trata-se de uma folha de madeira natural, bastante fina, colada e prensada a uma base de madeira processada, como compensado, aglomerado, mdf ou similares. Geralmente o carpete de madeira é bem mais fino do que os pisos de madeira maciça, com algo em torno de cinco a sete milímetros.

O carpete de madeira é usualmente instalado com bastante facilidade ao contrapiso e funciona como um piso flutuante: Ao contrário dos pisos de madeira, ele não é colado ou parafusado ao piso, mas sim apenas colocado sobre uma manta de separação, e preso um ao outro por meio de encaixes do tipo macho e fêmea. Nas bordas é aplicado um rodapé que arremata o revestimento, evitando que ele saia do lugar.

Enquanto a rapidez de aplicação do sistema e preço são suas grandes vantagens, as desvantagens estão relacionadas à baixa durabilidade em relação a outros pisos, ruído característico (uma espécie de som “oco” ao se caminhar sobre ele – existem marcas que possuem soluções especiais para minimizar essa questão) e péssima resistência a água.

carpete de madeira claro 5

 

Piso Laminado

Considerado uma evolução do carpete de madeira, esse tipo de piso é feito a partir de um miolo ou substrato de madeira revestido de laminado plástico.

Por ter maior densidade em relação aos carpetes de madeira, é mais resistente a riscos, impactos e abrasão. Outra vantagem é o preço, bem inferior ao assoalho de madeira natural.

piso laminado é instalado por meio do encaixe macho-fêmea e nem a necessidade de cola. Antes de assentar o piso, é importante colocar uma manta para corrigir irregularidades no contrapiso e diminuir o ruído no ambiente.

piso-laminado

Na Policenter Casa você encontra produtos específicos para cuidar do seu revestimento de madeira envernizada, laminada ou pintada. Clique aqui e confira!

 

Referências: dicasdemulher.com.br/  casaeimoveis.uol.com.br

Anúncios