Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Cada vez é mais comum encontrarmos cômodos decorados com cores escuras, não só nas paredes, mas também nas tonalidades dos móveis. Porém, muitas pessoas ainda criticam essa tendência, dizendo que cores escuras só trazem desvantagens para decoração, mas não é bem assim. Pensando nisso, o post de hoje irá quebrar quatro tabus, para te ajudar a renovar o visual da sua casa.

1 – Cores escuras deixam o ambiente menos iluminado

As tonalidades claras tendem a favorecer a sensação de luminosidade, porém isso não quer dizer que um ambiente decorado em cores escuras não possa ser iluminado. Um excelente recurso para “iluminar” aquele piso escuro é colocar um “ponto de luz” ou seja, tapete ou móvel claro. De acordo com arquitetos e decoradores, as cores escuras são responsáveis pelo aconchego visual, se colocadas em harmonia com os outros elementos da decoração. Isso ocorre porque cômodos muito claros, podem acabar forçando demais as vistas, deixando a pessoa incomodada. Se houver elementos escuros, o ambiente ficará equilibrado.

2 – Cômodos com cores escuras parecem menores

As cores são responsáveis por provocar sensações, como por exemplo: de frio ou calor, aumento ou redução de espaço e até movimento e repouso. As cores escuras – quentes, em questão – são psicologicamente dinâmicas e estimulantes. Ambientes com elas sugerem movimento, excitação, atividade e fazem com que os objetos pareçam maiores, mais densos e pesados do que realmente são. Ou seja, cada cor lhe passará uma sensação diferente, por isso vale a pesquisa antes para escolher o tom.

3 – As cores escuras quebram a harmonia da decoração

Muito pelo contrário, as cores agem como agente harmonizador dos espaços.  As tonalidades escuras são capazes de renovar a decoração de qualquer ambiente, deixando-o mais aconchegante e moderno. É claro que deve haver um equilíbrio entre as cores das paredes, pisos e móveis. As cores escuras fazem com que os artigos de decoração se destaquem, além de influenciar nas sensações dos moradores.

4 – Não são todos os cômodos que podem receber cores escuras

Porque sempre conservar as cores neutras? Está na hora de modificar o visual da sua casa, criando uma decoração contemporânea.  Cores escuras podem ser utilizadas em qualquer cômodo, de banheiro à cozinha, e podem estar desde o mobiliário, parede, revestimento e outros itens. A questão é ficar atento à harmonia visual do ambiente.

Essas foram algumas dicas para você perder o medo de inovar na decoração da sua casa. Esperamos que tenha gostado do post, não se esqueça de deixar um comentário e até a próxima!

Anúncios