Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Mais do que nunca, os arquitetos têm adotado soluções sustentáveis para construir e decorar casas. O mundo clama por ações como essas, afinal há sinais claros de poluição e escassez de matéria-prima. Pensando nisso, hoje vamos apresentar uma ótima opção para você que está construindo ou reformando sua casa: as telhas ecológicas.

Comercializadas por incontáveis fabricantes, as telhas ecologicamente corretas podem ser produzidas de diversos materiais, através do processo de reciclagem. As mais comuns de serem encontradas são telhas produzidas com garrafas pet ou resíduos de fibras. A fabricação consiste em fibras vegetais de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco, empregadas no reforço dos materiais cimentícios. Fibras de papel reciclado também são utilizadas durante a fabricação.

As telhas ecológicas possuem composição revolucionária: monocamada de fibras vegetais que são impregnadas de betume, pigmentadas para se obter a cor desejada e em seguida protegidas por uma resina especial. Essa resina oferece proteção contra os raios UV, preservando a cor do produto, e impede a escamação da superfície, tão comum nas telhas multicamadas. Outras são feitas de uma combinação de papel reciclado, asfalto e resina.

O reforço das fibras representou uma melhoria significativa do desempenho mecânico e da durabilidade destes materiais. As telhas suportam melhor cargas dinâmicas, como por exemplo, uma chuva de granizo. Porém, a principal vantagem do fibrocimento vegetal está no fato de não oferecer riscos à saúde. O amianto ou asbesto, fibra mineral usada na fabricação de telhas e caixas d’água, é extremamente danoso, pois pode gerar doenças como a asbestose (o material se aloja nos pulmões, comprometendo a capacidade respiratória) e o câncer do pulmão.

Principais vantagens:

– Preservam o meio ambiente, pois são 100% recicláveis;
– Mantêm a temperatura ideal (isolamento térmico e acústico);
– São altamente duráveis;
– Resistentes a chuvas de granizo;
– Resistentes também ao fogo, não propagam chamas;
– Não absorvem água;
– São leves e fáceis de instalar (pesam menos de 6kg por m².);
– Não poluentes;
– Impedem a ação de limo e fungos;
– Podem ser pigmentadas;
– Proporcionam um visual incrível e diferenciado.

Gostou?! Então deixe seu comentário e até a próxima!

Policenter Casa.com.br
Qualidade de vida começa em casa!

Anúncios