Tags

, , , , , , , , , , , , ,

A iluminação é um dos elementos que merece atenção especial ao decorar a casa, afinal ela é responsável por deixar evidente todos os outros detalhes.  Devemos adequar o tipo e a intensidade da luz de acordo com o estilo de decoração, para assim valorizar o ambiente, tornando-o mais bonito e aconchegante. A iluminação tem o poder de criar cenários, causar efeitos e destacar determinados objetos. Vamos falar um pouco mais sobre isso no post de hoje.

Como em uma obra de arte, a iluminação é fator primordial para o contexto geral. É ela que evidenciará as cores ou as deixará em segundo plano, fora o poder de “acalmar” ou “agitar”  um ambiente por meio dos tons de luz. Além disso, a iluminação deve ser observada em suas duas formas, a natural e a artificial, e ambas devem manter o mesmo objetivo, ou complementar. Por exemplo, existem ambientes que se modificam de acordo com o tipo da iluminação, ou seja, com a luz do sol, o mesmo passa uma mensagem, já com a luz artificial, ele passa outra mensagem completamente diferente ou complementar a anterior.  A iluminação artificial está dividida em duas opções: lâmpadas incandescentes que emitem calor/luz quente e lâmpadas fluorescentes que emitem luz fria.

Deixar sua sala de estar ainda maisacolhedora ou seu escritório com um ambiente mais criativo é uma tarefa fácil de cumprir através da iluminação. Para deixar o clima mais hospitaleiro abuse da luz do ambiente ao longo do dia e ao anoitecer, tente manter o mesmo nível de claridade, nada muito gritante. Luminárias com a altura e com foco regulável também são bem vindas, pois elas são muito úteis caso você queria fazer uma leitura naquele ambiente.

Você deve estar ciente do seu foco antes de escolher o tipo de iluminação. Luzes brancas são energéticas, por isso devem ser usadas em tarefas que requerem maior atenção. Já as lâmpadas de cores cálidas, como o amarelo, laranja e vermelho, estimulam a concentração e criatividade, pois aliviam o cansaço. Distribuir bem os pontos de luz é outra dica essencial.  Para reforçar a iluminação e compor a decoração do ambiente, as velas e os castiçais são sempre bem-vindos.

Como você pode observar,  a iluminação é muito mais importante do que parece e sua escolha também pode ser muito complexa. Caso tenha dúvidas sobre o que usar em sua casa, não arrisque muito e contate um Designer de Interiores,  ele saberá deixar tudo em perfeita harmonia.

Esperamos que tenha gostado do post, não esqueça de deixar seu comentário. Até a próxima!

POLICENTER CASA.com.br
Qualidade de vida começa em casa

Anúncios